sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

BOLO DE FUBÁ COM BOLO DE ROLO

Pessoas, amo bolo, tomar um café com um bolinho, para mim é o que há e com essa chuvinha de Brasília, é uma opção certa, por isso toda sexta-feira tem um bolo assando no meu forno e um cheirinho pela casa...acho que é uma forma de estar mais perto da minha mãe, que é uma cozinheira e boleira de mão cheia...então sempre estou procurando novas receitas!!!
Mas o que eu queria dizer é que quando fui fazer o curso de chocolates em São Paulo e encontrei o Olivier Anquier no avião eu estava com a revista Menu na mão e amei a capa daquela edição, fiquei enfeitiçada...e claro, era o quê? Um bolo, um bolo simples de fubá com goiabada e bolo de rolo, mas a apresentação me encheu os olhos e fiquei obstinada em fazê-lo.
Quando a minha tia Neuza, do bolo de maçã, veio aqui em casa fazer um lanche, pensei: excelente oportunidade e olha, não me arrependi! Delícia...e a apresentação ficou bem parecida com a da revista, não acham? Por isso divido a receita com vocês e mostro a capa da revista e a foto do meu...
Bora fazer bolo, gente? Bom final de semana!

BOLO DE FUBÁ COM BOLO DE ROLO

4 ovos
2 xíc. (chá) de açúcar
2 xíca. (chá) de fubá
400ml de leite
1 xíc. (chá) óleo de milho (usei canola)
1 col. (chá) fermento
1 col. (chá) de erva-doce em grãos (não usei)
geleia de goiabada para rechear, bolo de rolo para decorar

- Bater os ovos, o açúcar, o fubá, o leite, o óleo e o fermento no liquidificador (adoro!!!), até obter uma massa cremosa e homogênea. Transfira a massa para uma vasilha e adicione os grãos de erva-doce, misturando tudo com uma colher. Unte com manteiga uma forma redonda de aproximadamente 15 cm de diâmetro e polvilhe com farinha de trigo. Despeje a massa na forma e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 45 min. (fazer o teste do palito, pois cada forno é diferente). Retire-o do forno e deixe esfriar. Com o bolo frio, corte-o ao meio e recheie com a goiabada. Corte o bolo de rolo em rodelas bem finas e use as fatias para decorar, dispondo-as em cima e nas laterais coladas com a geleia.

Capa da revista..



Meu bolo...

4 comentários:

  1. Como sempre demasiado capricho! Acho que o seu ficou mais bonito do que o da revista, viu?

    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. ô amiga, obrigada, ainda mais vindo de você, grande chefe...saudades também..
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro fazer bolo na sexta, Ana. Não tem nada melhor do que o cheirinho se espalhando pela casa e começar o sábado com um pedaço de bolo com café. Bom demais!
    Tive a sorte de provar um pedaço do seu bolo e posso dizer que realmente uma delícia.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bom esse cheirinho? bjos, para você também e bom final de semana...bjos

      Excluir