sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BOLO DE REIS PARA O DIA DE REIS

Hoje, 6 de janeiro, é Dia de Reis, que "segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente".. A noite de 5 de janeiro e a madrugada do dia 6 é conhecida como Noite de Reis".(wikipédia).
As comemorações são as mais diversas possíveis, na França come-se Galette de Rois, na Espanha são oferecidos doces, aqui temos o Bolo de Reis e eu quando criança na casa da minha avó, pois como cai em época de férias, sempre estávamos em Fortaleza na casa dela, saia com meus primos para cantar e bater nas portas dos vizinhos para receber moedinhas ou doces...Saudades...
Hoje também é dia de guardar a decoração natalina, ai que preguiça...Você já desmontou a sua? A minha só amanhã...
Mas, o bom disso é que um casal vizinho virá aqui em casa para tomarmos um vinho, então resolvi fazer um "bolo de reis" para dar de presente para a minha amiga.
Todos os bolos que eu vejo levam frutas cristalizadas, e eu como não sou fá dessas frutinhas fiz um outro que também levam outros ingredientes fora os famosos farinha, ovos, açúcar. Fiz um bolo de maçã com passas, canela e nozes, que chamei modestamente e só por hoje de Bolo de Reis.
A receita é de uma prima da minha mãe que mora em Sampa e está passando as férias aqui, e eu a chamo carinhosamente de tia. Ela trouxe um caderninho anotado com várias receitas e dedicatórias, muito fofo. Então em homenagem a ela que personificou nessa entrega um ato digno dos Reis Magos, que é a oferta de um presente que faça bem a alma, ofereço também a vocês essa receita é um Feliz dia de Reis..Obrigada, tia Neuza.
Ah! A tia disse que esse bolo é feito no Mosteiro de São Bento, em São Paulo; pelo sim e pelo não tem tudo para ser Bolo de Reis...

BOLO DE MAÇÃ

Bate no liquidificador (adoro!!!):
2 xíc. de açúcar
3 colheres (sopa) mateiga
3 ovos
4 maçãs (só a casca) - lembrar de lavá-las
1 pitada de sal (muitas receitas de bolo usam uma pitada de sal, para reaçar o sabor doce...vá lá!)

- Depois de bem batido tudo, coloque num recipiente e acrescente 2 xic. e meia de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) canela em pó, 1 colher (sopa) fermento, 1 colher (chá) de bicarbonato, 1/2 xíc. passas sem semente (usei a clara), 1/2 xíc. nozes picadas, 4 maçãs picadas (as que você tirou a casaca).
- Mistura bem e leve para assar em forma untada e enfarinhada por uns 40 minutos (faça o teste do palito, pois cada forno tem um tempo). Depois cubra com uma mistura de açúcar e canela.
Delícia...

Fiz em duas formas de bolo inglês, uma menor e outra um pouco maior.

Esfriando, ele tem essa aparência mais rústica...mas é super macio por dentro e úmido...

O maior levei para o trabalho e voou...o menor será dado de presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário